Este Website usa cookies para assegurar a melhor experiência ao utilizador.
Entendi

Lusa Soul Necklace – Honourable Mention Award Portojoia 2012 

Colar Alma Lusa: Prémio Menção honrosa Portojoia 2012

Passado, presente e futuro, através das formas, materiais e técnicas básicas de joalharia, interligam-se simbolizando a “Alma Lusa”.

Os azulejos atestam as vivências da autora. Em Gaia, onde cresceu vizinha da extinta Fábrica do Carvalhinho, cujas peças decorativas enchem a sua casa; no Porto, cujos azulejos presentes nas fachadas e painéis, abarcando um vasto arco temporal, produzem em mim o mesmo fascínio.
Testemunham o passado glorioso de Portugal e, até, o seu presente, rico em intercâmbios com outras culturas. País de gentes desbravando os mares, calcorreando continentes, transportando marcas de um indelével multiculturalismo. Desde os azulejos mudéjares, que inspiraram a decoração do Palácio Nacional de Sintra, passando pela majólica italiana, desenvolvida na Flandres e mais tarde produzida autonomamente em Portugal.
A prata dourada, em fio, a rede do pescador, nos diferentes elementos, a talha dourada, outra tradição portuguesa. As cordas azuis, cor do mar, símbolo também dos Descobrimentos, elo de ligação culminado numa âncora áurea, último refúgio dos mareantes, símbolo de fidelidade, tranquilidade, firmeza. Uma metáfora de esperança na tempestade dos dias em que vivemos. A eterna promessa de um futuro luminoso.